ENCANTADO
(2021)
Encantado é o título da nova criação da Lia Rodrigues Companhia de Danças que se inicia no contexto da crise sanitária provocada pelo covid-19. A escolha desse título nasceu do desejo de usar a magia e a encantação como guias para conduzir o processo criativo que acontece nesse momento dramático em que vivemos no Brasil.
Criação: Lia Rodrigues
Dançado e criado em estreita colaboração com Leonardo Nunes, Carolina Repetto, Valentina Fittipaldi, Andrey Da Silva, Larissa Lima, Ricardo Xavier, Joana Lima, David Abreu, Matheus Macena, Tiago Oliveira, Raquel Alexandre
Assistente de criação: Amália Lima
Dramaturgia: Silvia Soter
Colaboração artística e imagens: Sammi Landweer
Criação de luz: Nicolas Boudier com assistência técnica de Baptistine Méral e Magali Foubert
Operação de luz: Jimmy Wong
Trilha sonora/mixagem: Alexandre Seabra (a partir de trechos de músicas do povo GUARANI MBYA/aldeia de Kalipety da T.I. Tenondé Porã, cantadas e tocadas durante a marcha de povos indígenas em Brasília em agosto e setembro de 2021 contra o ‘marco temporal ‘, uma medida inconstitucional, que prejudica o presente e o futuro de todas as gerações dos povos indígenas).

FÚRIA
(2018)
Um mundo povoado de imagens se constrói e se desmancha sem trégua, diante dos olhos do público. Os corpos dos nove intérpretes da Companhia se destacam e se perdem em meio a roupas, pedaços de plásticos, artefatos, rejeitos, em uma mistura de cores, formas e texturas. Um trecho de uma música tradicional dos povos indígenas Kanak, da Nova Caledônia, repetido infinitamente, acompanha grande parte da performance.
FICHA TÉCNICA
Criação: Lia Rodrigues
Assistente de criação: Amália Lima
Dançado e criado em estreita colaboração com: Leonardo Nunes, Carolina Repetto, Valentina Fittipaldi, Andrey Silva, Larissa Lima, Ricardo Xavier, Joana Lima, David Abreu, Matheus Macena, Tiago Oliveira, Raquel Alexandre
Também criado por: Felipe Vian, Clara Cavalcante, Karoll Silva
Dramaturgia: Silvia Soter
Colaboração artística e imagens:Sammi Landweer
Criação de Luz: Nicolas Boudier
Operação de Luz: Jimmy Wong

INFLUXOS
(2019)
Apresentado no Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), realizado em Salvador- Bahia. Uma performance da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ - Grupo Artístico de Representação Institucional – apoiada pelo PROART 2019. "InFluxos” é uma trama existencial que acontece em e entre jogos de alinhamentos e desalinhamentos. Os intérpretes exploram temas de movimento relacionados aos elementos básicos visuais – ponto, linha, superfície e volume em jogos de aproximação e afastamento, paralelismos e perpendicularidades, contatos, quedas, duos e mudanças de base.
DIREÇÃO: André Meyer e Ana Célia de Sá Earp.
INTÉRPRETES CRIADORES: Ana Carolina Castro, Vitória Albuquerque, Taciane Moreira, Raquel Alexandre, Marcos Vinícius, Camila Gonzales, Yasmim Rodrigues, Marcos Vinicius de Moraes, Jéssica Rodrigues,Thaynã Rosalio, Rafael Augusto, Eduardo Quintino.




MAY B.
(2018)
"May b À la Maré: une fratenité" é o tabalho final da turma de formação em Dança Contemporânea (NÚCLEO 2), na Escola Livres de Dança da Maré. Mergulho e releitura do Espetáculo May B de Maguy Marin, apresentado em Paris, Grenoble e Lyon, na França em apoia da Aliança Francesa e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.
COREÓGRAFA/ENSAIADORA: Isabele Missal
PRODUÇÃO: Lia Rodrigues Companhia de Dança, Escola Livre de dança da Maré e Associação RamDam.
INTÉRPRETES: Andrey Silva, Diego Farias, Jeniffer Rodrigues, Karolline Silva, Larissa Silva, Luciana Barros, Luyd de Carvalho, Marlon Araújo, Raquel Alexandre, Ricardo Xavier.




CORPO E SOM
(2018)
Recriando a obra Breathe (Respire), a artista Helen Cole recebeu e conduziu os performes em uma dança de exaustão e resistência, a partir da respiraçao, para captar os sons emitidos pelos interpretes e compor uma instalação sonora que ficou em cartas no Centro Cultural Hélio Oiticica, durante o festival Panorama de Dança em 2018.

EXERCÍCIO P
(2017)
A coreógrafa Lia Rodrigues, sua assistente Amália Lima, e os artistas da Cia de Dança Lia Rodigues, desenvolveram uma série de estratégias para que o Núcleo de Formação Continuada da Escola Livre de Dança mergulhassem no material coreográfico dos espetáculos Pororoca (2009) e Piracema (2011), em procedimentos de pesquisa e criação sobre qual deixassem suas marcas. Como resultado dessa imersão nasceu o "Exercício P de Pororoca e Piracema".
DIREÇÃO E CRIAÇÃO: Lia Rodrigues
INTÉRPRETES CRIADORES: Andrey Silva, Diego Farias, Jeniffer Rodrigues, Karolline Silva, Larissa Silva, Luciana Barros, Luyd de Carvalho, Marlon Araújo, Raquel Alexandre, Ricardo Xavier.
COLABORAÇÃO: Clara Cavalcante, Gabriele Nascimento, Glaciel Farias, Felipe Vian, Francisco Cavalcanti, Leonardo Nunes, Luana Bezerra.

EXERCÍCIO M
(2013)
O "Exercício M de Movimento e de Maré" é resultado de uma imersão em parte do repertório e em alguns dos procedimentos de pesquisa e criação da Lia Rodrigues Cia de Dança. Trabalho realizado pelos alunos em formação da Escola livre de Dança da Maré (Núcleo 2), e mais quatro bailarinis convidados.
DIREÇÃO GERAL E CRIAÇÃO: Lia Rodrigues
INTÉRPRETES CRIADORES: Allen Estevão, Danielle Rodrigues, Diego Farias, Gustavo Gauber, Ingrid Santos, Jeniffer Rodrigues, Lohana Pereira Luciana Barros, Marilene Alberto, Raquel Alexandre, Sidney Rafael, Thaina Farias.
CONVIDADOS: Clara Castro, Dora Selva, Gabriela Córdova, Maria Eugênia Frattini.
ASSISTENTES/ PROFESSORES: Amália Lima Ana Paula Kamozaki, Lidia Larangeira, Calixto Neto, Thais Galliac, Leonardo Nunes, Gabrielle Nascimento, Francisco Cavalcanti.
